Destinos,  Espírito Santo,  Guarapari,  Nacionais

Guarapari: descubra um verdadeiro paraíso no litoral do Espírito Santo

Está em busca de um destino para relaxar e se conectar com a natureza? Saiba que Guarapari é a escolha certa! Localizada no litoral do Espírito Santo, a cidade encantadora é famosa por suas praias de mar azul bebê, clima agradável e tudo isso ainda combinado a um ótimo custo benefício. Um combo perfeito, vai dizer?

Mesmo antes de conhecer, é provável que você já tenha ouvido dizer por aí que Guarapari é um dos destinos queridinhos dos mineiros. E é mesmo! Felizmente tive o prazer de (finalmente!) fazer uma viagem para lá e fiquei encantada com a beleza natural das praias e das paisagens ao redor da cidade.

Agora vamos ver o que tem de melhor para fazer na cidade do litoral capixaba?

Então fica comigo até o final deste artigo!

Como chegar em Guarapari?

Guarapari está a cerca de 50 km da capital do estado, Vitória. Pela proximidade, existem várias maneiras de chegar na cidade litorânea: e escolhê-la, é claro, vai depender de onde você está vindo.

Avião: se for chegar de avião, o aeroporto de Vitória é o mais próximo de Guarapari. A partir de lá você pode pegar um táxi, ônibus, Uber ou alugar um carro para concluir a viagem.

Carro: se estiver vindo dos estados ou cidades vizinhas, chegar de carro é facinho e a mais rápida opção.

Ônibus: mas há também como chegar de ônibus, uma vez que Guarapari tem uma estação rodoviária que recebe ônibus de várias cidades brasileiras. Caso esteja vindo da capital, é possível pegar um ônibus direto e rápido que leva cerca de uma horinha para chegar.

Conheça as melhores praias de Guarapari

Fiquei em Guarapari 5 dias e meu principal objetivo foi conhecer suas incríveis praias, afinal, são elas o maior atrativo da cidade. O perrengue chique no caso foi ter que escolher: pois o destino conta com mais de 50 delas!

A seguir, separei as praias por praias centrais, do lado Sul e Norte. Vamos explorá-las?

Praias centrais

Praia do Morro

Esta é a praia mais movimentada de Guarapari, devido ao seu fácil acesso. Em seus entornos, também é possível encontrar uma boa variedade de bares e restaurantes. Além disso, oferece um calçadão para caminhadas e corridas. Eu, no caso, aproveitei para caminhar todos os dias ao ar livre – e recomendo pois o clima é muito agradável!

Areia Preta, Castanheiras e Namorados

Praia de Areia Preta

A menos de 20 km da área mais urbana de Guarapari estão três praias que podem ser visitadas em um dia só, pois estão uma ao lado da outra: a praia de areia preta, a praia de castanheiras e a praia dos namorados.

A Praia de Areia Preta, como o próprio nome já sugere, é uma praia de areia preta. A fama é de que sua areia é medicinal e capaz de curar várias doenças.

Já a Praia de Castanheiras é a que tem maior infraestrutura entre as três. Além disso, dispõe de um grande calçadão para caminhar.

E por fim temos a Praia dos Namorados, que está bem ao lado da Praia de Castanheiras. Ela é bem bonita e considero que vale a pena dar uma passada por lá!

Praias do Sul

As praias do Sul ficam em direção a Meaípe, um bairro que está a algo como 15 minutos de Guarapari. Veja a seguir quais são elas:

Praia dos Padres

Um pedacinho de paraíso é como eu gostaria de definir a Praia dos Padres. Uma praia isolada, tranquila e de águas cristalinas que proporcionam um cenário natural de enrijecer os olhos!

Vale ressaltar que essa praia não conta com estrutura alguma. Então leve sua cadeira, guarda-sol e um lanchinho para beliscar enquanto estiver por lá, ok?

E como toda beleza escondida tem suas peculiaridades, o acesso à praia só acontece aos que estiverem dispostos a fazer uma caminhada. Mas ela é beem curtinha, tá? Após estacionar o carro, você terá que descer uma escadaria até a faixa de areia. É uma caminhada curta, de cerca de 10 minutinhos. E que vale muito a pena, pode confiar!

Praia da Bacutia

Com um calçadão bem bonito e prédios de alto padrão aos arredores, a praia da Bacutia tem quase 500 metros de extensão e é bem tranquilinha, de poucas ondas. Vale também ressaltar que ela tem pouca estrutura.

Praia de Peracanga

Praia com água cristalina, sem ondas, com pouca gente e boa estrutura. Combo completo, vai dizer?

Praias do Norte

Se quiser se surpreender com as praias de Guarapari, inclua também em seu roteiro as praias mais ao norte. Você já vai entender o porquê!

Praia dos Adventistas

Com poucos minutos de distância da orla de Guarapari é possível chegar até a Praia dos Adventistas. Ela faz parte do trajeto para chegar à famosa “Três Praias”, o que faz dela ainda mais especial.

As Três Praias

Saindo da Praia dos Adventistas, com pouco menos de 15 minutos de caminhada você chega ao verdadeiro paraíso. E aqui já vai um spoiler: esse conjunto de três praias foram as que eu mais gostei na cidade!

Um verdadeiro refúgio. Ah, e já vale ressaltar que nas três praias você não vai encontrar nenhuma estrutura, então vá preparado (a) com água e comida, ok?

Praia de Setiba

Para fechar, a aproximadamente 15 km de Guarapari está a Enseada de Setiba. Lá você vai se deparar com um cenário cinematográfico, pois essa praia é um verdadeiro espetáculo!

E se você curte uma boa estrutura de praia, já fique sabendo que ela está rodeada de bons quiosques e restaurantes.

Essas foram as praias que eu escolhi para conhecer nos 5 dias que fiquei em Guarapari. Mas conforme mencionei lá em cima, a cidade capixaba conta com mais de 50 praias. Caso você tenha mais dias, tenho certeza de que vale a pena esticar para as demais praias!

Onde se hospedar em Guarapari

Uma das melhores regiões para se hospedar é próximo à Praia do Morro, que é a praia central. Isso porque essa área conta com boas opções de hotéis e pousadas próximas à praia, além de contar com ótima estrutura aos arredores para comer e sair de noite.

No centro de Guarapari também é possível encontrar boas ofertas de hospedagem a uma curta caminhada das praias. Nessa região é onde está localizada a parte comercial da cidade. Outra opção interessante para ficar é na região de Meaípe, que é mais afastada do centro.

Agora, se a ideia é se hospedar em uma região mais luxuosa, escolha uma hospedagem na Enseada Azul. Setiba também conta com boas casas de temporada, se essa for sua opção.

Agora vamos conferir algumas opções de hospedagem?

Hotel Diamantina – Um pedaço de Minas no Espírito Santo

O Hotel Diamantina é uma hospedagem para quem não larga Minas Gerais de jeito nenhum – pois é como se sentir em Minas, mesmo em terras capixabas. Eu como mineira raiz, não poderia perder a oportunidade de me hospedar nesse hotel, né?

Hotel excelente e com ótimo custo benefício: o valor das diárias sai a partir de R$ 200 para o casal com café da manhã. É bem completo e ainda possui um restaurante interno, que também é aberto ao público. Ah, e fica bem pertinho da Praia do Morro.

Outra opção é o Hotel Atlântico, um dos mais tradicionais e procurados na região de Guarapari. Ele está há 20 m da Praia dos Namorados e dispõe de uma infraestrutura completa.

Está afim de gastar um pouquinho a mais e se hospedar em um lugar bem aconchegante? Então conheça a Serra Negra Pousada Spa, que está localizada a 950 metros da Praia do Morro e possui uma ótima avaliação dos hóspedes.

Para mais opções de hospedagens em Guarapari clique aqui e veja a lista que eu preparei para você.

De malas prontas para conhecer Guarapari?

Por fim, as dicas finais que posso deixar para vocês é que não deixem de experimentar a gastronomia capixaba. Nós ficamos apaixonados pelo tempero da moqueca capixaba, que deixou um belo de um gostinho de quero mais. Aí está um ótimo motivo para voltar em Guarapari, não é mesmo?

E se quiser reviver essa viagem, além de conferir mais fotos e informações sobre ela, sugiro então que dê uma bisbilhotada nos meus stories no Instagram.

Ah, e é claro que vocês que me acompanham aqui e me conhecem melhor já podem imaginar que a minha passagem pelo Espírito Santo não se limitou apenas a Guarapari. Saindo de lá, esticamos até a famosa terra do forró, a cidade de Itaúnas. Clique aqui e continue a viver essa viagem juntinho comigo!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: