Conheça as incríveis montanhas capixabas de Pedra Azul (ES)
Montanhas majestosas, trilhas desafiadoras e incríveis belezas naturais você encontra em Pedra Azul, um destino que definitivamente vale a pena incluir em sua viagem ao Espírito Santo. Isso sem contar que a cidade também é rica em cultura, histórias e tradições, o que torna a experiência ainda mais enriquecedora.
Para ficar por dentro de tudo o que tem para fazer no reduto das montanhas capixabas, você acaba de chegar ao lugar certo. Confira a seguir as atrações, dicas de hospedagem, gastronomia e muito mais para tornar a sua viagem à Pedra Azul inesquecível!
Preparados (a) para se encantar com essa joia do Espírito Santo e começar a planejar a sua própria aventura para lá? Então vamos!
Onde fica e como chegar em Pedra Azul
Pedra Azul pertence ao município de Domingos Martins e está localizada a cerca de 100 km de Vitória, capital do Espírito Santo.
Se a ideia é chegar de avião, saiba que a cidade mais próxima do destino com aeroporto é Vitória. Do aeroporto da capital, você pode alugar um carro ou pegar um ônibus até lá.
Se preferir também pode chegar em Pedra Azul de ônibus. Há linhas que saem da Rodoviária de Vitória e outras cidades da região e a empresa que opera as linhas é a Águia Branca. Se essa for sua escolha, fique atento (a): pois se locomover dentro do distrito a pé ou de ônibus não é uma tarefa muito simples.
Para chegar lá de carro, siga pela BR-262 até o km 88 e, em seguida, pegue a ES-164. Siga por cerca de 27 km até chegar à região de Pedra Azul. Essa é a melhor opção para chegar em Pedra Azul e foi a nossa escolhida.
O que fazer em Pedra Azul em um final de semana
Parque Estadual Pedra Azul
Uma das maiores atrações em Pedra Azul é o famoso e deslumbrante Parque Nacional da Pedra Azul. Afinal, é dentro dele que nós temos a oportunidade de chegar bem pertinho da Pedra Azul, principal atrativo da cidade e que inclusive dá nome à mesma.
O Parque Estadual da Pedra Azul funciona de terça a domingo e conta com algumas regras simples: a entrada é gratuita, com limite diário de 150 pessoas. E é obrigatório fazer agendamento prévio no site oficial para percorrer as trilhas em seu interior.
Como são as trilhas?
O Parque possui um circuito de trilhas auto guiadas e que permitem conhecer os mais variados tipos de atrativos. São mirantes, piscinas naturais, formações rochosas, vegetações diversas e até mesmo animais silvestres. Vale ressaltar que o visitante é livre para escolher e realizar o circuito completo ou o parcial.
- Circuito parcial: Possui cerca de 1 km de percurso em trilha circular, ou seja, sem necessidade de retorno pelo mesmo caminho. Permite acesso à base da Pedra Azul e aos mirantes do Lagarto e do Forno Grande. O tempo estimado de percurso é de 40 a 60 minutos.
- Circuito completo: possui distância total aproximada de 3,5 km e pode ser percorrida em 2 ou 3 horas, também por trilha circular. Possui acesso a todos os mirantes e às piscinas naturais. As piscinas naturais são cavidades na rocha formadas pela ação da água. Isso mesmo: no meio da rocha! Para chegar até elas é necessário subir uma íngreme ladeira de pedra de cerca de 90m de altura, com a ajuda de um corrimão de corda. O retorno dessa parte é realizado por outro trecho, com degraus de madeira fixos na rocha.
Experimentar a gastronomia
Com uma culinária rica e diversificada, essa região do Espírito Santo oferece opções incríveis para quem busca uma experiência gastronômica inesquecível. Isso porque Pedra Azul é conhecido como um destino de boa variedade de restaurantes, bares e cafés, oferecendo aos turistas e capixabas pratos que agradam todos os paladares.
Um dos restaurantes que fomos para o almoço foi o Moinhos da Roça. Ele oferece uma comidinha bem caseira e gostosa ao valor de R$ 60 por pessoa, no modelo self-service à vontade e com sobremesa inclusa. Agora se a ideia é visitar um restaurante com boa gastronomia e ótima relação custo benefício, o Empório Dei Nonni é o lugar!
E quando o assunto é um café da manhã bem gostoso ou curtir uma música ao vivo enquanto experimenta um petisco caseiro, parada obrigatória é no Café e Bar Estância das Flores. A propósito, os amantes de doces e sobremesas já fiquem sabendo que não faltarão boas opções em Pedra Azul. Então aproveitem a viagem para colocar o paladar em jogo!
Além disso, há ainda na cidade diversas opções de restaurantes que oferecem pratos da culinária internacional, como italiana e francesa, por exemplo.
Colheita de morango
E vamos para a cerejinha (ou moranguinho, rs) do bolo: já imaginou colher quantos morangos quiser e o melhor de tudo, morangos lindos, gigantes e totalmente sem agrotóxicos?
Nós tivemos essa experiência no Sítio Dois Irmãos e foi uma verdadeira surpresa!
Na região de Pedra Azul existem vários sítios onde é possível fazer a colheita de morangos. Mas aqui vai um alerta: nem todos ficam abertos o ano inteiro e o único que encontramos na época de nossa viagem, em abril/2023, foi o Sítio Dois Irmãos.
Não achamos ele no GPS: simplesmente seguimos pela rota do lagarto até encontrar a placa do sítio.
Funciona assim: você paga R$ 35 e enche a caixa de morangos para levar para casa. É uma experiência agradável, sensorial e prazerosa nos mais variados sentidos. Recomendo muito!
Casa do turista
A Casa do Turista é o Centro de Atendimento ao Turista das Montanhas Capixabas. Lá você encontra muitas informações importantes sobre o turismo e gastronomia de Pedra Azul. Aproveite a visita para comprar uma lembrancinha do destino.
Conhecer uma cervejaria artesanal
Curte uma boa cerveja artesanal? Mais um motivo então para Pedra Azul te surpreender! As cervejas produzidas na cidade apresentam sabores e aromas que variam de acordo com o estilo e os ingredientes usados na produção. Há opções para todos os gostos: desde as cervejas mais leves e refrescantes até as mais encorpadas e intensas.
Cervejarias para visitar não vão faltar, mas a nossa escolha foi pela Cervejaria Azzura.
Visitamos a cervejaria em um dia que estava um friozinho gostoso e fomos surpreendidos por música ao vivo, ótimo atendimento e várias opções de cervejas artesanais bem geladas. Um combo completo, vai dizer? Por isso recomendamos que você inclua essa cervejaria em seu roteiro pela região.
Rota do lagarto
A Rota do Lagarto consiste em um pequeno trecho de 8 km onde você vai encontrar as mais belas paisagens da região – além de restaurantes charmosos, pousadas românticas e muito mais.
O interessante é percorrer a estrada sem pressa e deixar que ela te surpreenda no caminho. Mas aqui já vai um spoiler: à medida que você vai entrando na estrada, começa a ver a Pedra Azul e a Pedra do Lagarto de diferentes ângulos. Nem preciso dizer que é um cenário incrível para fotografar, né?
Onde se hospedar
Se você está procurando um lugar para se hospedar na região de Pedra Azul, te apresento o Chalé Quinta Relicário como uma excelente opção.
Isso porque o Chalé Quinta Relicário oferece um ambiente aconchegante e charmoso, cercado de belas paisagens naturais e totalmente imerso na natureza. E tem mais: o quarto é espaçoso e bem equipado, com todo o conforto que você precisa para relaxar após um longo dia de atividades.
Resumindo, se você procura um lugar confortável, intimista, acolhedor e com uma localização privilegiada em Pedra Azul, não há melhor opção do que o Chalé Quinta Relicário. Não perca a oportunidade de desfrutar de momentos inesquecíveis nas montanhas capixabas garantindo a sua estadia por lá.
De malas prontas para Pedra Azul?
Pedra Azul é sem sombra de dúvida um destino que encanta por sua natureza exuberante, gastronomia saborosa e cervejarias artesanais de alta qualidade. Um combo completo para quem deseja ter uma experiência única e inesquecível nas montanhas do Espírito Santo!
Por tudo isso e muito mais, Pedra Azul é um destino que deve estar no roteiro de quem busca uma viagem para ser para sempre lembrada. Aproveite que já está por aqui para conferir também um resumo dessa viagem em meu Instagram clicando aqui. Te vejo por lá!