Alagoas,  Destinos,  Maceió,  Nacionais

Maceió e arredores: dicas do que fazer nas praias alagoanas

Dona de uma das orlas mais lindas e fotogênicas do Nordeste, e também do mar mais limpo e esverdeado que já vi em uma capital. De quem estou falando? De Maceió, capital de Alagoas, uma cidade que com toda a certeza do mundo merece ser visitada (e revisitada!) por todos os amantes de praia, belezas naturais e atrativos no geral.  

Quem já esteve por lá sabe que a cidade é completa: são praias incríveis uma ao lado da outra, vida noturna ativa, passeios incríveis e culinária de fazer qualquer um se apaixonar. Ahhh, Maceió! E tudo isso ainda é somado ao diferencial de estar localizada na “meiuca” do Nordeste, ou seja, de fácil acesso para os demais estados para quem está planejando uma road trip, como eu fiz. 

Com tantos pontos positivos, imagino que você também já está louco (a) de vontade conhecer Maceió e seus arredores, certo? Por isso, neste artigo você vai ver sobre a capital:  

Como chegar

Chegar em Alagoas é muito fácil para quem já está no Nordeste: isso porque o estado faz divisa com Recife e Sergipe. Além disso, ele também é facilmente acessível para quem deseja continuar subindo – por sua localização privilegiada bem “ao centro nordestino”. Sendo assim, é fácil chegar de carro ou ônibus. 

No entanto, quem está fora do Nordeste não têm muitas opções a não ser chegar de avião. Como o aeroporto de Maceió é pequeno e afastado da cidade, outra alternativa é chegar por Recife, que tem um aeroporto mais estruturado e malha aérea mais completa, o que quase sempre significa voos mais baratos. As capitais estão a cerca de duas horas de distância de carro ou ônibus, então a depender da diferença de preço, vale a pena demais. Fica a dica, hein?

Quando ir

No geral, o Nordeste do Brasil “dá praia” em quase todos os meses do ano, por suas temperaturas excessivamente quentes. Mesmo nas épocas de chuva, é raro que elas caiam a ponto de atrapalhar dias seguidos de passeio. 

No entanto, se você definitivamente não quiser errar, a melhor época para ir a Maceió é entre setembro e fevereiro, quando as chances de chuva são baixas e faz bastante calor. Ah, e entre dezembro e janeiro é alta temporada, então os preços provavelmente serão mais altos, viu? 

Entre abril e junho, além do mês de agosto, que é de transição, são meses em que a probabilidade de chuva é bem alta. Então já sabe: para uma viagem perfeita é melhor evitar. 

Onde se hospedar

A melhor região para se hospedar em Maceió é na orla mais queridinha e fotogênica do Brasil, entre os bairros de Pajuçara e Ponta Verde. São algumas sugestões de hospedagem nessas regiões, para duas pessoas: 

Para quem quiser economizar ou está viajando sozinho (a), uma sugestão de um excelente local para se hospedar por lá é no Hostel Pajaçara. A diária é de R$ 50 por pessoa, sem café da manhã.

O que fazer em Maceió? 

Pode ter certeza que opções não vão faltar do que fazer em Maceió. Dá só uma olhada em algumas sugestões: 

Pajuçara + Ponta Verde 

Não tinha como começar esse tópico de outra maneira que não fosse com a orla mais bonita do Nordeste, não é mesmo? 

Então vamos (finalmente) falar mais dela? 

Essa orla totalmente urbana tem 6 km de extensão com barracas, coqueirais incríveis, ciclovias, pista para corredores e até mesmo algumas feiras (enormes!) de artesanato. Definitivamente uma orla que promete agradar a todos os públicos, né? Ah, é também dela que saem as jangadas para as piscinas naturais da praia de Pajuçara, uma ótima opção para quem não vai estender a viagem para Maragogi, Porto de Galinhas ou Milagres.

Mirante e praia do Gunga 

Definitivamente uma das praias mais populares de Alagoas. E com razão: a praia do Gunga é linda, extensa e com a maior concentração de coqueiros por metro quadrado que eu já vi na vida! Hahaha Quando estiver por lá, não deixe de visitar o mirante do Gunga, de onde dá para ver todo o coqueiral e a praia ao fundo. 

A propósito, aqui vai uma curiosidade: vocês sabiam que a praia do Gunga está em uma propriedade privada e todos aqueles coqueiros (há quem diga que são 30 mil, há quem diga que 80 mil) são de UMA SÓ PESSOA? Eu fiquei chocada quando soube! rs 

Outro fator que também impressiona nessa praia é a quantidade de atrativos para fazer. Dá para passear de lancha, fazer passeio de quadriciclo, de buggy, voar de paramotor e muito mais. Pode ter certeza que um dia inteiro por lá será pouco se você quiser aproveitar bem! 

Barra de São Miguel 

Da praia do Gunga já dá para avistar a Barra de São Miguel, uma vez que elas estão uma na frente da outra.

A Barra de São Miguel é uma praia linda, transparente, toda protegida por uma barreira de corais. Não é à toa que as celebridades e políticos nordestinos escolhem essa região para comprar suas pequenas (contém ironia) casinhas, não é mesmo? 

Apesar disso, a Barra é uma praia democrática, para todos. Tem agito e infraestrutura de um lado, na Barra Mar e no Cais de São Pedro; assim como tranquilidade e pouca estrutura no outro, como na praia das Conchas. 

Praia do Francês 

A Praia do Francês também está entre as mais bonitas e populares de Alagoas. 

No entanto, ela definitivamente é uma praia para quem busca infraestrutura, porque realmente há de tudo o que você pode imaginar por lá. Por isso, se você quer sossego, é melhor visitá-la durante a semana. 

Uma dica extra é reservar também um tempinho para conhecer a vila de pescadores onde fica a parte mais central da praia, muito peculiar e gostosa. À noite, o agito é garantido. 

Praia de Carro Quebrado

A praia do Carro Quebrado tem pouca infraestrutura e está localizada a cerca de 45 km de Maceió. Para acessá-la é necessário ir até a Barra de Santo Antônio, onde você pode negociar um buggy ou quadriciclo para chegar até lá. 

Para justificar o nome, as teorias são muitas. Há quem diga que é porque um carro atolou na estrada de acesso, que definitivamente é ruim (o que justifica sua chegada apenas com os quadriciclos ou buggys). Outros contam que o carro foi abandonado e depois corroído pela maresia. E a história “principal” é de que um casal foi namorar escondido na praia de noite e não conseguiu retornar, porque o carro quebrou. E aí, em qual delas você vai acreditar? rs

Nesse dia, você pode combinar o passeio com a praia de Capitão Nikolas.  

Santuário Fazenda Santa Tereza

Se já não bastassem incríveis praias, Alagoas ainda tem uma reserva ecológica surpreendente ainda pouco explorada. Mas do que estamos falando? Do Santuário Fazenda Santa Tereza, um cantinho especial que fica no município de Atalaia, a menos de duas horas da capital. 

Para chegar é só colocar o Santuário no Waze. No Google Maps há indicação do local, mas é necessário tomar cuidado quando estiver chegando. Isso porque os caminhos podem ficar um pouco confusos e não há indicação certinha da última estrada para lá. Sendo assim, o Waze é uma pedida mais garantida.

Há quem diga que esse é um dos lugares mais lindos do Nordeste – e eu estou aqui para confirmar, viu? Realmente vale a visita! 

Roteiro de 4 dias

Pronto (a) para explorar Maceió e arredores? Então dá só uma olhada nesse roteiro que eu montei com muito carinho para vocês: 

PRIMEIRO DIA: Orla de Pajuçara e Ponta Verde pela manhã + Praia do Carro Quebrado (opcional Capitão Nikolas) de tarde; 

SEGUNDO DIA: Praia + mirante do Gunga + praia do francês; 

TERCEIRO DIA: Barra de São Miguel; 

QUARTO DIA: Bate-volta Santuário Fazenda Santa Tereza.

Se tiver mais dias você pode encaixar pelo menos dois deles para conhecer Maragogi; outros dois a três para Porto de Galinhas e mais alguns para fazer com calma a Rota Ecológica dos Milagres. Independentemente da escolha, uma coisa é certa: você não vai se arrepender! 

Como você já deve ter percebido, Alagoas realmente não está para brincadeira quando o assunto é nos apresentar as mais lindas e incríveis praias e demais atrativos do Nordeste. Eu realmente me apaixonei pelo estado e inclusive pela capital Maceió, onde me senti muito segura. 

Pronto (a) para programar a sua viagem para lá?

Para conferir mais detalhes dessa viagem e da minha road trip pelo Nordeste, acesse também o meu insta @viajeinaoparei.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: