Chapada de Ouro Preto: o que fazer
Que o estado de Minas é cheio de cantinhos em meio a natureza já estamos cansados de saber, não é mesmo? Mas a dúvida que perdura é: onde é que eles estão? A Chapada de Ouro Preto é um desses lugares e, melhor do que isso, ainda pouco explorado em comparação a algumas serras e cidades mais turísticas do estado, como São Thomé das Letras, Serra do Cipó ou a famosa Capitólio, por exemplo.
Antes de começarmos esse artigo, já fique sabendo que são apenas 110 km separando a capital mineira Belo Horizonte do pequeno vilarejo onde está a chapada, que só para vocês terem ideia, é tão pequeno que conta só com 50 habitantes. Isso porque a Chapada é um subdistrito de Ouro Preto, que se encontra a 18 km de distância de lá e também está muito próxima de Lavras Novas.
Nesse curto artigo, te convido a explorarmos juntos esse cantinho. Quem vem?
Como chegar na Chapada de Ouro Preto
Para chegar a partir de Belo Horizonte você deve pegar a BR-040 e em seguida a BR-356 até o trevo de acesso a Ouro Preto. No entanto, você deve ignorar o trevo e continuar na BR até o acesso à direita da MG-129. Nela, haverá um novo acesso para Lavras Novas à esquerda. Siga nela e logo verá uma entrada à direita que vai te levar até o vilarejo da Chapada, já em estrada de chão. Parece confuso, né? Mas pode ficar tranquilo (a), pois nesses últimos trechos há placas indicando o local, então é só segui-las para uma chegada despreocupada!
O que fazer na Chapada de Ouro Preto
Certamente curtir a paz, tranquilidade e natureza desse destino são os pontos fortes do que fazer por lá. E para quem curte belas cachoeiras, aí vai uma boa notícia: elas estão concentradas de montão na chapada.
A seguir, vamos conhecer as principais delas?
Cachoeira do Castelinho
A trilha para essa cachoeira é de médio acesso, ficando um pouco íngreme na chegada, momento em que você deve tomar cuidado. Se estiver de carro, é só estacioná-lo próximo à igreja antes de iniciar o trajeto. Se for um carro alto, pode seguir na estrada e parar mais na frente, mas já fique sabendo que o caminho não é dos melhores.
Próximo à igrejinha de Santana você verá uma placa indicando a cachoeira do Castelinho. Pelo caminho não haverão muitas placas, mas se você tem alguma noção de trilha será muito fácil reconhecer o trajeto.
Eu fiz a trilha em uns 40 minutos, mas isso porque fui muito devagar, admirando o caminho, fotografando as belezas e “viajando na maionese” 🤪. Mas é possível percorrê-la em uns 25 minutos.
O acesso é gratuito.
Cachoeira do Falcão
Para quem está vindo de Lavras Novas, a cachoeira do Falcão fica localizada na beira da estrada, próximo à entrada da Chapada de Ouro Preto. É possível deixar o carro estacionado perto da placa “Sítio do Sobrado“, a mesma da imagem abaixo.
A trilha é de médio acesso e basicamente você passará o tempo todo descendo em uma trilha íngreme e com muito cascalho. Mas fique tranquilo (a) que logo depois vem a recompensa: um lindo poço em meio a mata, com uma parte mais rasa para relaxar e outra mais funda, próxima da queda, para quem não abre mão de um mergulho. A trilha durou uns 10 minutos, no local é possível encontrar uma prainha e o acesso é gratuito.
Essas foram as duas cachoeiras que visitei quando estive por lá.
Caso você fique mais dias na Chapada, você pode combinar com outros atrativos que ficam na cidade de Lavras Novas; e nesse link aqui você encontra informações completas sobre lá. Lembrando que as duas cidades são próximas e, por isso, encaixar a Chapada do Ouro Preto é uma ótima forma de otimizar seu roteiro!
Para mais informações de Ouro Preto clique aqui.
Onde se hospedar na Chapada de Ouro Preto
Dessa vez utilizei o Airbnb para me hospedar. Escolhi a Casa Antiga 360, local que conta com casa e chalé; e optamos pelo chalé.
Os hóspedes têm acesso exclusivo ao chalé e toda área externa do terreno (que apesar de ser compartilhado com hóspedes da casa maior, é muito grande e permite isolamento, se desejado). No terreno também tem uma cascata privativa.
Pagamos R$ 130 a diária no chalé porque fomos durante a semana e levamos todos os suprimentos para a preparação das refeições na casa. Estivemos lá em julho de 2020, quando poucos restaurantes estavam abertos devido ao lockdown de combate ao novo coronavírus.
Os chalés comportam até 3 pessoas e possuem cozinha equipada com todos os utensílios para o preparo das refeições. Tem um quarto com uma cama de casal e uma cama de solteiro, além de chuveiro com água quentinha.
Caso queira se hospedar com mais pessoas, aqui está o link da casa. Outras opções de hospedagem também podem ser vistas nesse link.
Seguidores do @viajeinaoparei tem 10% de desconto na estadia, seja na casa ou no chalé. Para garanti-lo é só apresentar o cupom VIAJEINAOPAREI10 na hora de fazer sua reserva.
Dicas úteis da Chapada de Ouro Preto
- A Chapada possui apenas sinal da operadora Vivo;
- Não existe hospital ou postos de saúde, então leve seu medicamento e kit de primeiros socorros;
- No vilarejo não há muitos restaurantes, então o ideal é comer em Lavras Novas, que é ali do ladinho e tem melhor estrutura;
- Leve dinheiro em espécie, pois não há bancos;
- Respeite a natureza, as trilhas e as cachoeiras, levando sempre seu lixo com você.
E assim chegamos ao fim de mais um artigo especial de cantinhos maravilhosos escondidos em Minas aqui no blog. Sendo assim, você já não tem motivos para deixar de explorá-lo, hein?